Um vídeo gravado na Zona Oeste de Bauru na semana passada mostra cinco objetos brilhantes perfeitamente alinhados e parados sob o céu noturno da cidade. As imagens circularam nas redes sociais e intrigaram moradores preocupados com uma possível “invasão alienígena”. As luzes, porém, têm uma explicação mais simples, que pode ser verificada, inclusive, por meio de aplicativos de celular.
Segundo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" da Unesp Bauru, as luzes são satélites de internet da Starlink (uma das empresas do empresário Elon Musk) refletindo os raios de sol. Visualizar esses objetos no céu é “razoavelmente comum”, segundo Langhi.
“Não é toda noite, mas a visualização depende da posição em que os satélites estão, da pessoa que está observando e do horário. Eles são comumente vistos no começo da noite e no final da madrugada”, explica.
Langhi também afirma que é comum a confusão de luzes no céu com fenômenos sobrenaturais. “É normal que o ser humano atribua coisas que não conhece a alguma coisa do além ou a poderes superiores. Por isso que, no passado, a humanidade adorava o sol e a lua, que acreditavam serem deuses”, narra o especialista.
Langhi afirma que uma maneira para obter respostas sobre luzes no céu é utilizar aplicativos de celular. A recomendação do coordenador é o app Stellarium, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo dos smartphones.
“Você aponta o celular e o aplicativo mostra as constelações, o nome das constelações e os planetas. Se tiver um satélite passando, ele informa até o nome do equipamento”, diz. Caso o Stellarium não saiba identificar o que é a luz, ainda assim os usuários não precisam entrar em pânico: pode ser um satélite ainda não cadastrado na plataforma.
Langhi tem 51 anos e já conta com 30 anos de experiência na área da astronomia. Ele conta que nunca teve um “contato” ou observou luzes suspeitas no céu. No entanto, diz que existem registros “realmente estranhos”. “A maior parte das filmagens são fakes, mas algumas não têm explicação. Isso não prova que sejam extraterrestres, apenas OVNIs. A palavra significa Objeto Voador Não Identificado. Ou seja, se viu uma luz no céu e não sabe o que é, já pode considerar um OVNI”, explica.